LABCLIM

Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre

logo-uea_01-red

Previsão de Chuva Acumulada (11/09 à 25/09/2024)

Previsão de chuva acumulada – 11/09/24 a 25/09/24

O bloqueio atmosférico (inibição de chuva) poderá ser quebrado nos próximos dias sobre a bacia Amazônica.

Nos próximos dias, a fase úmida da Oscilação Madden-Julian favorecerá a formação de sistemas que causam chuvas na bacia Amazônica.

Os maiores acumulados (superiores a 80 mm) poderão ocorrer nas faixas centro-oeste, oeste, noroeste e sudoeste do Estado do Amazonas.

O LABCLIM ressalta que essas chuvas poderão ocorrer em forma de pancadas, acompanhadas de ventos. Ressaltamos ainda que apesar da expectativa de chuvas para os próximos dias de setembro, as chuvas em média ainda permaneceram abaixo da normalidade.

Fonte: NCEP

Fonte: CHIRPS-GEFS

O que é Oscilação Madden-Julian (MJO)?

A Oscilação Madden-Julian (MJO) é o principal fenômeno que afeta o clima tropical em períodos de 30 a 90 dias. Descoberta em 1971 por Roland Madden e Paul Julian, a MJO envolve a interação entre o movimento da atmosfera e o desenvolvimento de tempestades nas regiões tropicais.

Ao contrário de eventos como o El Niño, que permanecem em uma área específica, a MJO é um padrão de clima que se move de oeste para leste sobre os oceanos Índico e Pacífico, trazendo mudanças nas chuvas. À medida que a MJO avança, ela cria grandes áreas de chuvas intensas, seguidas por períodos de tempo seco. Esse ciclo de chuvas e secas dura entre 30 e 60 dias.

A MJO pode ser observada quando grandes áreas de chuvas anômalas começam no Oceano Índico e se propagam para o Oceano Pacífico, diminuindo ao passar por águas mais frias, mas podendo reaparecer em áreas de águas mais quentes. Esse movimento afeta a circulação do ar em todo o mundo, não apenas nos trópicos, e influencia a intensidade de tempestades tropicais.